Pradópolis-SP a Lavras-MG

Roteiro: Pradópolis/SP – Lavras/MG 
Saída: 15/11/2007 
Retorno: 18/11/2007 
Distância percorrida: 440 km (x2) 

Condições climáticas 
Saída: chuva leve até Nepomuceno, nublado até Lavras 
Retorno: Sol leve até Nepomuneco, forte até Mococa, brando a forte até Pradópolis 

1º trecho: 
Pradópolis a Ribeirão Preto 
SP-291, km 26 até SP-322, km 321,5 
SP-291 – pista simples: ótima. Boa sinalização. 

2º trecho: sub-1 
Ribeirão Preto a Saída p/ Serrana 
SP-322, km 321,5 até km 307 (passando sobre a SP-255 e SP-330/Anhanguera) 
SP-333 – pista dupla: de boa p/ ótima. Boa sinalização. Radares!!! 

 

 

2º trecho: sub-2 
Saída de Ribeirão Preto p/ Serrana 
SP-333, km 55 até km 39 
SP-333 – pista em duplicação*. Sinalização cuidadosa mas deficiente no solo. Muitos desvios e curvas com ângulo ruim. No retorno trânsito lento, com caminhões e ônibus. 
* obras concluídas, pista muito boa) 

2º trecho: sub-3 
Serrana a Cajuru 
Sp-333, km 39 ao km 2 (passando pelo km 15 em Santa Cruz da Esperança) 
SP-333 – pista em duplicação em alguns trechos. Sinalização cuidadosa mas deficiente no solo. Certos desvios e curvas com ângulo ruim. Noutros, o asfalto novo tinha degrau e se confundia com a mão contraria, por falta de pintura de faixas no solo. 

 

 

3º trecho: 
Cajuru a Mococa 
SP-333, km 2 ao 0; SP-338, km 310 (quase 311) até SP-340; e, então SP-340, km 268 (quase 269) ao km 279 
SP-338 – A saída da SP-333 para Mococa é um tanto qto confusa, e na volta ainda mais. Pista simples ótima. Boa sinalização. 

4º trecho: 
Mococa a Divisa SP/MG 
SP-340, km 279 ao km 281 (tornar-se-á MG-449) 
SP-340 – Um tapete!!! Pista dupla excelente, bem sinalizada. 
Atenção na saída para seguir em direção à divisa de SP/MG. Há contorno! Pista simples ótima, bem sinalizada. 

 

5º trecho: 
Divisa SP/MG a Arceburgo/MG, km 14 a 1 
MG-449 
MG-449 – Como se fosse continuação da SP-340, mas há uma saída para a divisa com Minas Gerais. 

6º trecho: 
Arceburgo a MG-491 
MG-449, 1 a 0 
MG-449 – Horrível. Só perde pras buraqueiras que eu encontrei nos fins de mundo de MT (BR-364 de Cáceres em fins de 2006). É cômico: a placa inscrita Divisa de SP/MG está exatamente, milimetricamente sobre uma faixa retíssima de asfalto, dividindo o tapetinho da SP pra a desgraceira dessa MG. Buracos (tem uns intransponíveis – o jeito era passar de primeirinha de cunheim), nada de acostamento, placas carcomidas. Só faltou a jibóia pra eu atropelar! 

7º trecho: sub-1 
Saída da MG-449 até Guaxupé 
BR-491 
BR-491 – De ruim p/ horrível ou vice-e-versa (como queira, a gosto do freguês). Só perde pra MG-449 que é um tiquinho de estrada para lá de ruim! Sinalização ruim, acostamentos inexistentes (se é que existe esse tipo de descrição). E continuam os buracos, mas dá pra desviar. 

7º trecho: sub-2 
Guaxupé a Monte Belo 
BR-491, mas também denominada por BR-146 quando as duas pistas se encontram no trecho entre Muzanbinho e Monte Belo 
BR-491 – Não é nenhuma beleza do DNIT, só razoável, mas pra quem pega aquelas buraqueiras a impressão é de uma super-pista (impressão que desaparece qdo procura-se acostamento, placas, etc). 

7º trecho: sub-3 
Monte Belo a Areado 
BR-491 
BR-491 – Dá pra dizer que é boa. Melhora uns trechos de acostamento, tem algumas placas, mas a saída pra Areado é confusa. Vc acha que saiu da BR-491, e foi pra MG-184. Eu tava crente que saí, pois a pista acaba de vez (olha os freios hein), mas no mapa tava BR-491. Muito estranho, mas esqueci de ver os km marcados (se é que eu acharia plaquinha antes). O fato pode ser explicado a frente. 

8º trecho: 
Areado a ALFENAS 
BR-491 
BR-491 – Pista simples boa a muito boa. Estava sendo consertada. Alguns trechos têm o acostamento, outros é uma guia (pra onde escorre a água???) O governo de MG entregou essas partes pra o DNIT, daí a MG-184 pode ter virado continuação da BR-491 (tem vários casos desses na região). 

 

9º trecho: sub-1 
ALFENAS a Campos Gerais 
BR-369 
BR-369 – Cuidado: para sair da BR-491 e ir até Campos Gerais é preciso entrar a esquerda, em Alfenas e nõ seguir diante, rumo a Varginha. Não há placas explicando isso. Passar por dentro da cidade exige um certo cuidado, pois a avenida acaba numa praça, mas é so entrar direita e esquerda e seguir até o fim. Pista simples boa, mas de acostamento esquisito, doido até!!! 

10º trecho: sub-2 
Campos Gerais a BR-265 (entre Boa Esperança e Santana da Vargem) 
BR-369 até BR-265 
BR-369 – Deve-se passar por dentro da cidade que, além de ter calçamento de paralelepípedo (prelúdio do que iria encontrar), não tem placas suficiente para orientar. Começa de novo a pista ruim a horrível, conforme já descrito no caso do início da BR-491. 

11º trecho: sub-1 
Saída da BR-369 (entre Boa Esperança e Santana da Vargem) a Santana da Vargem 
BR-265 que vira 90º em Santana da Vargem. Cuide para NÃO seguir em linha reta pela MG-167 
BR-265 – Boazinha até. Sei lá se era o mesmo efeito: saindo do caos, tudo parece legal!!! 

11º trecho: sub-2 
Santana da Vargem a Nepomuceno 
BR-265 
BR-265 – Esse tá pau a pau com as coisas terríveis que vi em MT. Buraqueira, acostamentos podres, inexistentes, enfim... Na volta, fui até ultrapassado por um Fusca que, nem aí pros buracos, vinha a milhão e me deixou comendo poeira e detritos de asfalto (mas o Fuca era 94/Itamar e antes vi, pelo retrovisor, ele passando um Corola. Aliás, da idade do Flecha, só ele mesmo. Só perto das cidadelas que se via um ou outro veículo com mais de 10 anos). 

11º trecho: sub-3 
Nepomuceno a BR-381 (Fernão Dias) 
BR-265 – Melhora mas é apenas boa. 

12º trecho: 
BR-381 (Fernão Dias) a BR-265 (sentido Lavras) 
BR-381 – 4 km bonzinhos mas ondulados e com alguns remendos denivelados. 

13º trecho: 
BR-265 (sentido Lavras) a Lavras/MG 
BR-265 – Olha só ela de novo. Recomeça como se a Fernão dias não existisse. É até boazinha de solo e sinalização, mas tem desvios e, chegando perto de Lavras, tá terrível.