Pradópolis-SP a Bofete-SP

PRADÓPOLIS/SP – BOFETE-SP (Araraquara, São Carlos, Jaú, Botucatu)

Viajo bastante para a cidadezinha de Bofete-SP, onde moram meus sogros. Resolvi fazer uma coletânea deste trajeto, com as opções que já experimentei, para dar uma noção dos prós e contras. Assim, aqueles que pretenderem passar por essas vias, ou desejem uma via diferente, poderão se beneficiar de alguma referência.
(OBS.: As fotos eu obtive na internet, mas as postei pois refletem as condições da pista)

ROTEIRO: PRADÓPOLIS/SP – BOFETE/SP
Direto: 270 km
Via São Carlos/SP: 326 km
Via Serra de Pardinho/SP: 288 km



Não é preciso passar por dentro de nenhuma cidade. As cidades entre parênteses referem-se as que se passa próximo a elas: letras maiúsculas – bem visível, ao lado.

1º trecho (PRADÓPOLIS):
SP-193/253, depois SP-253, do km 193 ao km 174 (saída para SP-255, km 30)
Pista simples boa.
Sinalização de placas e solo ok.
Acostamento ok.



2º trecho (Luis Antônio e Guatapará):
SP-255, km 30 ao km 48 (do entroncamento com SP-253 ao da SP-318)
Pista dupla: de ótima qualidade
Sinalização excelente.
Acostamento muito bom.
Radares!!!
Pedágio: R$ 8,30. Preço muito alto, apesar da excelência da pista, uma vez também que, pouco depois dele, a pista deixa de ser dupla.



OPÇÕES:
1 (Direto)
2 (Via São Carlos)

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OPÇÃO 1: 3º trecho (Américo Brasiliense)
SP-255, do km 48 ao km 77 (do entroncamento da SP-318 ao da SP-077/255)
pista simples, boa, com duas faixas na maior parte.
Sinalização de placas e solo ok.
Acostamento ok.
Atenção: tráfego de treminhões. Tenha paciência, se houver apenas uma faixa, pois a faixa adicional costuma aparecer com freqüência.



OPÇÃO 1: 4º trecho (ARARAQUARA)
SP-255, do km 77 ao km 85 (entroncamento da SP-310, passando pela SP-085/255)
Pista dupla, de ótima qualidade, até SP-085/255
Sinalização excelente.
Acostamento muito bom.
Pista simples, razoável, na SP-085/255. Obras na rotatória de saída para SP-255.
Sinalização de placas e solo ok.
Acostamento ruim.
Atenção: cuidado para não perder as saídas. Na ida passe a entrada para Araraquara, e Bauru - deve ser a de JAÚ. Na volta, passe a entrada para São Paulo e entre na de RIBEIRÃO PRETO. Se perdê-la (a curva é acentuada), passe a entrada de Araraquara e faça toda a rotatória (que é bem grande).















OPÇÃO 1: 5º trecho (BOA ESPERANÇA DO SUL)
SP-255 do entroncamento da SP-085/255 ao km 124
Pista simples, boa, com algumas faixas adicionais nos trechos de aclive.
Sinalização de placas e solo razoáveis.
Acostamento razoável.
Atenção: tráfego de treminhões. Tenha MUITA paciência se ficar atrás de um treminhão e uma fila de carros. Há trechos de aclive sem faixa adicional e muita vegetação a margem da pista, que dificulta a visão nas curvas e impede uma ultrapassagem.






OPÇÃO 1: 6º trecho (BOCAINA)
SP-255, do km 124 ao km 147 - entroncamento da SP-225 e SP-304
Pista simples, boa, com algumas faixas adicionais nos trechos de aclive.
Sinalização de placas e solo razoáveis.
Acostamento razoável ou inexistente.
Atenção: tráfego de treminhões. Tenha MUITA paciência - mais ainda que no trecho anterior - se ficar atrás de um treminhão e uma fila de carros. Há trechos de aclive sem faixa adicional e muita vegetação e árvores a margem da pista, que dificulta a visão nas curvas e impede uma ultrapassagem.
Cuidado: No fim de uma subida, carros que vêm em alta velocidade (embalados) costumam ser surpreendidos por uma fila de carros com um ou mais treminhões à frente. Fique atento, também, se estiver na fila e observar no retrovisor um carro em alta que pode colidir com a traseira do seu veículo. DICA: jogue para acostamento se ver que ele não vai conseguir parar.





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OPÇÃO 2: 3º trecho (SÃO CARLOS)
SP-318, do km final (280) ao km inicial (235), saída para SP-310, km 235
Pista simples, boa, com faixa adicional nos trechos de aclive.
Sinalização de placas e solo ok.
Acostamento ok.
Atenção: tráfego de treminhões. Tenha paciência, se houver apenas uma faixa, pois é comum haver faixa adicional nos aclives.



OPÇÃO 2: 4º trecho (ITIRAPINA)
SP-310, do km 235 ao km 207 (saída para Brotas, SP)
Pista dupla: de ótima qualidade.
Sinalização excelente.
Acostamento muito bom.
Radares!!!



OPÇÃO 2: 5º trecho (BROTAS)
SP-225, do km 91,5 ao km 153
Pista dupla muito boa.
Sinalização de placas e solo muito boa.
Acostamento bom.
RADAR!!!
Pedágio: R$ 5,80. Preço muito alto, apesar da excelência da pista, uma vez que se trata de um trecho relativamente curto.



OPÇÃO 2: 6º trecho (Guarapuã)
SP-225, do km 153 ao km 177,5 - entroncamento da SP-225 e SP-304
Pista dupla muito boa.
Sinalização de placas e solo muito boa.
Acostamento bom.



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Trechos em comum

7º trecho (JAÚ)
Neste trecho existem três rodovias numa só:
SP-255, do km 147 ao 154
SP-225, do km 177,5 ao 184
SP-304, do km 295 ao 302,5
Pista dupla: de ótima qualidade.
Sinalização boa.
Acostamento muito bom. No entanto, em função das diversas saídas para Jaú, se necessitar encostar terá de deixar a pista.
Radar!!!







8º trecho (BARRA BONITA)
SP-255, do km 154 (dos entroncamentos das SP-225 e SP-304) ao km 178 (ponte da barragem)
Pista simples, boa, com muitas faixas adicionais.
Sinalização de placas e solo boas.
Acostamento bom.
Atenção: Tenha paciência se ficar atrás de um carro lento. Na maioria dos trechos de aclive há faixa adicional.
Cuidado: a ponte da barragem está com o piso ruim - embora ainda não tão esburacado – e de faixa simples.



9º trecho (SAO MANOEL)
SP-255 km 178 (ponte da barragem) ao km 204 (saida para rodovia Marechal Rondon / SP-300
Pista simples, boa, com muitas faixas adicionais.
Há poucos aclives/declives.
Sinalização de placas e solo boas.
Acostamento bom.
Atenção: Tenha paciência se ficar atrás de um carro lento. Na maioria dos trechos há faixa adicional, ou ainda, é possível observar nas curvas se há veículo vindo no sentido oposto. Assim, ao fim da curva, quando a sinalização do solo permite, é fácil iniciar a ultrapassagem.



10º trecho (BOTUCATU)
SP-300 km 274 (saindo da SP-255) ao km 248,5
Pista dupla muito boa.
Sinalização de placas e solo muito boa.
Acostamento muito bom.
Radares!!!
Velocidade modificada do km 254 ao 248,5.
Lombadas nos trechos do km 253,5 ao 249.



OPÇÕES:
1 (Direto – via SP-300 - Serra de Botucatu - e SP-147)
(pulei a opção 2 para não confundir com a passagem por São Carlos/SP)
3 (Via SP-300, estrada municipal de Pardinho, Castelo Branco / SP-280 e SP-147)
4 (Via SP-209 e Castelo Branco / SP-280)
5 (Via SP-209, SP-007, estrada municipal de Pardinho, Castelo Branco / SP-280 e SP-147)

Estas opções existem para: (1) percorrer a menor distância, ou (3) evitar a estrada de Bofete por cima, que está precária, ou (4) evitar o pedágio da Castelo Branco e a estrada e passagem por PARDINHO, ou ainda (5) para evitar a serra de PARDINHO.
Assim, ganha-se por um lado, mas perde-se de outro.

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OPÇÃO 1: 11º trecho (Serra de Botucatu e SP-147 (BOFETE)
SP-300, do km 248,5 (Serra de Botucatu) ao km 227
Pista simples, boa, com algumas faixas adicionais nos trechos de aclive.
Sinalização de placas e solo boas.
Acostamento razoável ou inexistente na descida da serra.
Atenção: tráfego de caminhões proibido, mas há infratores. Tenha MUITA paciência - mais ainda na descida da serra - se ficar atrás de um caminhão ou veículo longo. Há trechos de declive sem faixa adicional e muita vegetação e árvores a margem da pista, que dificulta a visão nas curvas e impede uma ultrapassagem.
Cuidado: Algumas curvas na subida da serra são bem fechadas. Carros com barra de torção sensível podem quebrar. Embora na subida há duas faixas (neste caso não há acostamento na serra), veículos em alta velocidade (embalados) costumam ser surpreendidos por uma curva fechada e COMEM a faixa lateral (tanto a esquerda como a direita. Se estiver ultrapassando ou sendo ultrapassado, leve isso em consideração.
DICA: opte pela 2ª marcha (carros 1.0) ou 3ª marcha (motorização 1.8 ou mais) para que o consumo de combustível não seja muito acentuado nas partes mais íngremes da serra.

OPÇÃO 1: 12º trecho (para BOFETE vindo da Marechal Rondon / SP-300)
SP-147, do km 238,5 ao 259,5
Pista simples, sem faixa adicional, ruim em vários trechos (especialmente entre os km 244 a 259,5).
Sinalização de placas precária e de solo ruim.
Acostamento ruim ou inexistente.
Atenção: tráfego de caminhões – raro, mas se houver, tenha MUITA paciência. Cuidado: O fim de uma descida ou subida pode esconder uma cratera. Carros que vêm em alta velocidade (embalados) costumam ser surpreendidos.
DICA: esteja sempre atento a jogar para acostamento (mesmo que no mato ou na terra) no fim de uma subida, para não encontrar um veículo no sentido contrário desviando de um buraco.



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OPÇÃO 3: 11º trecho (PARDINHO)
(A)
SP-300, do km 248,5 até próximo ao km 238, saída para estrada municipal de Pardinho
Pista simples muito boa, porém, com lombadas.
Sinalização de placas e solo muito boa.
Acostamento bom.
Velocidade modificada.



(B)
Estrada municipal de PARDINHO até a cidade
Pista simples, estreita, sem faixa adicional, porém boa em vários trechos.
Sinalização de placas precária e de solo ruim.
Acostamento ruim ou inexistente.
Cautela ao passar por dentro da cidade. As placas podem confundir.
Atenção: tráfego de caminhões – raro, mas se houver, tenha MUITA paciência. Cuidado: O fim de uma descida ou subida pode surpreender carros que vêm em alta velocidade (embalados).
DICA: esteja sempre atento a jogar para acostamento (mesmo que no mato ou na terra).

(C)
Estrada municipal de PARDINHO da cidade até a serra e saída para Castelo Branco / SP-280 no km 192.
Pista simples, sem faixa adicional, ruim em vários trechos.
Sinalização de placas precária e de solo muitas vezes inexistente.
Acostamento inexistente.
Atenção: tráfego de caminhões – raro, mas se houver, tenha MUITA paciência. Cuidado: O fim de uma descidona ou subida pode esconder uma cratera. Carros que vêm em alta velocidade costumam ser surpreendidos por curvas extremamente fechadas, pois o veículo embala facilmente. Desça engrenado (use o freio motor, até na 2ª marcha se for o caso).
DICA: A noite é bem complicado trafegar. No fim de uma descida ou subida esteja em velocidade baixa para não colidir fortemente caso perca a dirigibilidade na curva, ou encontre um veículo no sentido contrário.
Na saída para Castelo Branco / SP-280 passe por detrás do posto/restaurante. É estranho topar de repente com o posto, assim vire a esquerda para acessar a rodovia.

(D)
Castelo Branco / SP-280, do km 192 ao km 183
Pista dupla de ótima qualidade
Sinalização de placas e solo excelente.
Acostamento muito bom.
Radar!!!
Atenção: a saída para a SP-147 é estranha e a alça é bem fechada. Ao fim dela há buracos e deve-se passar por debaixo da Castelo Branco.
Cuidado com alagamentos debaixo da Castelo Branco.



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OPÇÃO 4: 11º trecho (Serra de PARDINHO sem pedágio de BOTUCATU da Castelo Branco)
(A)
SP-209, do km 21 ao km 7 (saída para SP-007)
Pista dupla de boa qualidade.
Sinalização de placas e solo excelente.
Acostamento muito bom.
Radar!!!

(B)
SP-007, do km inicial (0) até a saída para a estrada municipal, sentido Castelo Branco / SP-280 (por volta do km 16)
Pista simples boa.
Sinalização de placas e solo razoável.
Acostamento razoável ou inexistente.
Velocidade modificada.
Atenção para não perder o acesso a estrada municipal, descida da serra, acesso a rodovia Castelo Branco / SP-280.

(C)
Estrada municipal de PARDINHO da serra até a saída para Castelo Branco / SP-280 no km 192.
Pista simples, sem faixa adicional, ruim em vários trechos.
Sinalização de placas precária e de solo muitas vezes inexistente.
Acostamento inexistente.
Atenção: tráfego de caminhões – raro, mas se houver, tenha MUITA paciência. Cuidado: O fim de uma descida ou subida pode esconder uma cratera. Carros que vêm em alta velocidade costumam ser surpreendidos por curvas extremamente fechadas, pois o veículo embala facilmente. Desça engrenado (use o freio motor, até na 2ª marcha se for o caso).
DICA: A noite é bem complicado trafegar. No fim de uma descida ou subida esteja em velocidade baixa para não colidir fortemente caso perca a dirigibilidade na curva, ou encontre um veículo no sentido contrário.
Na saída para Castelo Branco / SP-280 passe por detrás do posto/restaurante. É estranho topar de repente com o posto, assim vire a esquerda para acessar a rodovia.

(D)
Castelo Branco / SP-280, do km 192 ao km 183
Pista dupla de ótima qualidade
Sinalização de placas e solo excelente.
Acostamento muito bom.
Radar!!!
Atenção: a saída para a SP-147 é estranha e a alça é bem fechada. Ao fim dela há buracos e deve-se passar por debaixo da Castelo Branco.
Cuidado com alagamentos debaixo da Castelo Branco.



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OPÇÃO 5: 11º trecho (Pedágio de BOTUCATU da Castelo Branco)
(A)
SP-209, do início ao fim, isto é, do km 21 ao km 0
Pista dupla de boa qualidade
Sinalização de placas e solo excelente.
Acostamento muito bom.
Radar!!!

(B)
Castelo Branco / SP-280, do km 210 ao km 183
Pista dupla de ótima qualidade
Sinalização de placas e solo excelente.
Acostamento muito bom.
Radar!!!
Pedágio: R$ 6,40. Pesa no bolso para andar menos que 30 km.
Atenção: a saída para a SP-147 é estranha e a alça é bem fechada. Ao fim dela há buracos e deve-se passar por debaixo da Castelo Branco.
Cuidado com alagamentos debaixo da Castelo Branco.



__ 3, 4 e 5 _____________________________________________________

OPÇÃO 3, 4 e 5: 12º trecho (para BOFETE vindo da Castelo Branco / SP-280)
SP-147, do km 268,5 (saída da Castelo Branco / SP-280) ao km 260 (BOFETE)
Pista dupla excelente e, depois, (SP-147) simples, mas boa.
Sinalização de placas e solo execelnete, depois razoável.
Acostamento muito bom, depois razoável ou inexistente.