Pradópolis-SP a Pinhalzinho-SP

 

Segue abaixo um percurso realizado no mês de OUTUBRO de 2007. 

 

IDA 
(sempre de verde) 
Pradópolis (SP-253) até passar por cima da SP-255 
Pista simples 
Acostamento de razoável a bom 
Trânsito pesado de caminhões e treminhões de cana 
Sinalização de solo boa e placas de orientação na pista razoável 
Visibilidade média baixa: de manhãzinha sol de frente; a tarde muita fumaça por causa das queimadas das entressafras; a noite luzes altas de muitos caminhões 
Atenção: o trecho tem marcações na pista de ultrapassagem mas com pouco visibilidade e real espaço pra fazê-las! 

SP-255 até SP-330 (Anhanguera) – passando por Luís Antonio/SP 
Pista simples esburacada 
Acostamento razoável a bom 
Trânsito médio de caminhões e treminhões de cana 
Sinalização: falta de solo e há poucas placas de orientação na pista 
Visibilidade baixa: de manhãzinha sol de frente; a tarde muita fumaça por causa das queimadas das entressafras; a noite luzes altas de muitos caminhões 
Atenção: o trevo de Luís Antonio está horrível, ondulado, esburacado, e as curvinhas jogam pra fora! 

 

SP-330 (Anhanguera) – km 268 até Pirassununga/SP (km206) 
Pista dupla, com três vias em trechos de aclive 
Acostamento bom 
Sinalização de boa a ótima 
Trânsito médio 
Visibilidade boa: sol ao lado esquerdo do motorista de manhã (11:00) 
Cuidado com radares: limite 110 km/h 
Obs.: Pedágio entre km 268 e Porto Ferreira/SP que NÃO aparece no mapa. Aí tem mais um antes de Pirassununga/SP. 

 

SP-225, direção Aguaí/SP, saindo da SP-330 (Anhanguera) até SP-340 
Pista simples, cheia de buracos e ondulações 
Acostamento de ruim a razoável em certos trechos 
Trânsito leve de caminhões velhos e carros 
Sinalização de solo ruim e placas de orientação na pista deficitária 
Visibilidade média baixa: de manhãzinha sol de frente 
Atenção: o trecho é deserto, sem posto de gasolina, especialmente depois do posto da aeronáutica. Se vc embala um pouquinho, confiante que já acabou os buracos, aí vem a surpresa e pode cair numa cratera. 

 

SP-340 (Ademar de Barros) – km 207 até km 140 
Pista dupla, com três vias em trechos de aclive 
Acostamento bom 
Sinalização de boa a ótima 
Trânsito médio 
Visibilidade boa: sol ao lado esquerdo do motorista de manhã (11:00) 
Cuidado com radares: limite 110 km/h 
Obs.: Pedágio entre km 207 e Estiva Gerbi/SP. É o único e me parece razoável pela extensão percorrida e qualidade do trecho -) 

 

SP-107, direção SP-095, saindo da SP-340, passando por Santo Antonio da Posse/SP 
Pista simples com buracos e ondulações e curvas 
Acostamento razoável 
Trânsito médio, pesando nas proximidades da cidade 
Sinalização: falta de solo e há poucas placas de orientação na pista 
Visibilidade baixa: de manhãzinha sol de frente até a cidade 
Atenção: sem marcação de limite de faixa e pista, os carros têm de trafegar com luz alta ofuscando a vista 

 

SP-095, direção Amparao/SP, saindo da SP-107 
Pista simples e com considerável número de curvas 
Acostamento bom 
Trânsito médio, pesando nas proximidades da cidade 
Sinalização de solo e de placas boa 
Visibilidade normal: de manhãzinha sol de frente em certos trechinhos 
Atenção: deverá passar por dentro de Amparo, com trânsito lento das 7:30-9:00 e das 16:30-18:15. O fluxo está tb comprometido por desvios 

SP-306, de Três Pontes (Sub-distrito de Amparo/SP) até Monte Alegre do Sul/SP 
Pista simples com buracos e ondulações e curvas 
Acostamento razoável 
Trânsito médio, pesando nas proximidades da cidade 
Sinalização: regular no solo e de razoável número de placas 
Visibilidade normal 
Atenção: ao passar por dentro de Amparo/SP chega-se a esta localidade de partida 

Monte Alegre do Sul/SP até Pinhalzinho/SP, passando pelo sub-distrito Mostardas 
Pista municipal, simples esburacada, com curvas e ondulações 
Acostamento inexistente na maior parte do trecho e irregular nos poucos pontos 
Trânsito leve 
Sinalização péssima: falta de solo e de placas 
Visibilidade ruim a noite 
Atenção: o fato de não haver marcação na pista obriga o uso de luz alta, tb por causa de paredões, barrancos e coisas assim. Daí a noite é um terror o apaga e acende luz alta, tanto pra quem dirige, como pra os motoristas no sentido oposto! 

 
_________________________________________________________________ 

Este é o retorno de viagem. Optei por mais um pedágio e 18 km a mais a fim de evitar as pistas esburacadas. De Pinhalzinho a Pradópolis, a direção é capital-interior. 

VOLTA 
(alguns trechos siga a linha azul) 
Pinhalzinho/SP até Monte Alegre do Sul/SP, passando pelo sub-distrito Mostardas 
Pista municipal, simples esburacada, com curvas e ondulações 
Acostamento inexistente na maior parte do trecho e irregular nos poucos pontos 
Trânsito leve 
Sinalização péssima: falta de solo e de placas 
Visibilidade ruim a noite 
Atenção: o fato de não haver marcação na pista obriga o uso de luz alta, tb por causa de paredões, barrancos e coisas assim. Daí a noite é um terror o apaga e acende luz alta, tanto pra quem dirige, como pra os motoristas no sentido oposto! 

SP-306, Monte Alegre do Sul/SP até Três Pontes (Sub-distrito de Amparo/SP) 
Pista simples com buracos e ondulações e curvas 
Acostamento razoável 
Trânsito médio, pesando nas proximidades da cidade 
Sinalização: regular no solo e de razoável número de placas 
Visibilidade normal 
Atenção: Cuidado para as placas indicando Amparo, direção desejada 

Sub-Distrito Três Pontes até SP-095, passando por dentro de Amparo/SP 
Pista simples com buracos e ondulações e curvas 
Acostamento razoável 
Trânsito médio, pesando nas proximidades da cidade 
Sinalização: regular no solo e de razoável número de placas 
Visibilidade normal 
Atenção: deverá passar por dentro de Amparo, com trânsito lento das 7:30-9:00 e das 16:30-18:15. O fluxo está tb comprometido por desvios. As poucas placas a serem seguidas apontam para Campinas 

SP-095 até SP-340, passando por Pedreiras/SP e Jaguariúna 
Pista simples e com considerável número de curvas 
Acostamento bom 
Trânsito médio, pesando nas proximidades da cidade 
Sinalização de solo e de placas boa 
Visibilidade normal: de tarde sol de frente em certos trechinhos 
Atenção: deverá passar por dentro de Pedreiras, com trânsito lento das 7:30-9:00 e das 16:30-18:15. O fluxo está tb comprometido por desvios, rotatórias, estreitamento das vias, lombadas e poucas placas. Em Jaguariúna, trânsito lento das 7:30-9:00 e das 16:30-18:15. O fluxo está tb comprometido por desvios e rotatórias. Placas existem, siga as apontando para Campinas. 

 


 

SP-340 (Ademar de Barros) – km 132 até km 237, Casa Branca/SP 
Pista dupla, com três vias em trechos de aclive 
Acostamento bom 
Sinalização de boa a ótima 
Trânsito médio 
Visibilidade boa: sol ao lado esquerdo do motorista de tarde (16:30) 
Cuidado com radares: limite 110 km/h 
Obs.: Pedágio entre km 207 e Estiva Gerbi/SP. É o único e me parece razoável pela extensão percorrida e qualidade do trecho -) 

SP-215 até SP-330, direção Porto Ferreira/SP, saindo da SP-340 (Ademar de Barros), passando por Santa Cruz das Palmeiras/SP 
Pista simples com boas retas 
Acostamento bom 
Trânsito leve de caminhões 
Sinalização de solo e de placas boa 
Visibilidade média baixa: de tardezinha sol de frente 
Atenção: o trecho é bom, mas paga-se um pedágio de 3,30 para um trechinho. 

 

SP-330 (Anhanguera) – km 229 (Porto Ferreira/SP) até km 268 
Pista dupla, com três vias em trechos de aclive 
Acostamento bom 
Sinalização de boa a ótima 
Trânsito médio 
Visibilidade boa: sol ao lado esquerdo do motorista de manhã (11:00) 
Cuidado com radares: limite 110 km/h 
Obs.: Pedágio que NÃO aparece no mapa, mas eu já sabia, por causa da surpresa na IDA. Só que pra esse trechinho, R$ 4,40 é considerado caro. 

SP-330 (Anhanguera) até passar por cima da SP-255 – passando por Luís Antonio/SP 
Pista simples esburacada 
Acostamento razoável a bom 
Trânsito médio de caminhões e treminhões de cana 
Sinalização: falta de solo e há poucas placas de orientação na pista 
Visibilidade baixa: de tradezinha sol de frente; a tarde muita fumaça por causa das queimadas das entressafras; a noite luzes altas de muitos caminhões 
Atenção: o trevo de Luís Antonio está horrível, ondulado, esburacado, e as curvinhas jogam pra fora! 

SP-253, de passando por cima da SP-255 até Pradópolis 
Pista simples 
Acostamento de razoável a bom 
Trânsito pesado de caminhões e treminhões de cana 
Sinalização de solo boa e placas de orientação na pista razoável 
Visibilidade média baixa: de tardezinha sol de frente; a tarde muita fumaça por causa das queimadas das entressafras; a noite luzes altas de muitos caminhões 
Atenção: o trecho tem marcações na pista de ultrapassagem, mas com pouco visibilidade e real espaço pra faze-las! 

Posto de gasolina no trecho – TEXACO, SHELL, BR, IPIRANGA e genéricos