Pradópolis-SP a São Paulo-SP

PRADÓPOLIS/SP – SÃO PAULO-SP (São Carlos, Rio Claro, Campinas, Atibaia, Guarulhos) 

Postei tanto a IDA como a VOLTA. 
Na IDA fiz um percurso mais longo, fugindo de alguns pedágios ($$$) mas aumentando o percurso. Na VOLTA, optei passar por Atibaia, para evitar a marginal do Tietê, uma vez que estava no Aricanduva, já na boca da Fernão Dias. 

Em síntese, acho que o trajeto de IDA só compensa para ´curtir´ a paisagem – pra quem não tem pressa, pois no meu caso não barateou (o consumo aumento). Já a VOLTA evita dois pedágios, num total que pelo consumo do carro ‘compensa’ os km a mais na Fernão Dias e Dom Pedro. 

O consumo ficou, na ida, em 14,6 km/litros, média de R$ 2,60 o preço da gasolina, assim R$ 77,00, mais R$ 16,30 de pedágios [Guatapará (SP-255) R$ 8,30 e Itatiba (SP-065) R$ 8,00], num total de R$ 93,30. 

O consumo ficou, na volta, em 17,1 km/litros, média de R$ 2,30 o preço da gasolina, assim R$ 50,00 mais R$ 22,50 de pedágios [Nova Odessa (SP-330) R$ 4,70, Limeira (SP-330) R$ 3,50, Itirapina (SP-310) R$ 6,00, e Guatapará (SP-255) R$ 8,30], num total de R$ 72,50. 
 

 

ROTEIRO: PRADÓPOLIS/SP – SÃO PAULO-SP 
Via Itirapina, Águas de São Pedro, Piracicaba, Nova Odessa/SP 
432 km 

(Trajeto completo) 
 

As cidades entre parênteses referem-se as que se passa ou próximo a elas: letras maiúsculas – bem visível, ao lado. 

1º trecho (PRADÓPOLIS): 
SP-194, depois SP-253, do km 194 ao km 174 (saída para SP-255, km 30) 
Pista simples boa. 
Sinalização de placas e solo ok. 
Acostamento ok. 

 

2º trecho (Luis Antônio e Guatapará): 
SP-255, km 30 ao km 48 (do entroncamento com SP-253 ao da SP-318) 
Pista dupla: de ótima qualidade 
Sinalização excelente. 
Acostamento muito bom. 
Radares!!! 
Pedágio: R$ 8,30. Preço muito alto, apesar da excelência da pista, uma vez também que, pouco depois dele, a pista deixa de ser dupla. 

 

4º trecho (SÃO CARLOS) 
SP-318, do km final (280) ao km inicial (235), saída para SP-310 (Washington Luís), km 235 
Pista simples, boa, com faixa adicional nos trechos de aclive. 
Sinalização de placas e solo ok. 
Acostamento ok. 
Atenção: tráfego de treminhões. Tenha paciência, se houver apenas uma faixa, pois é comum haver faixa adicional nos aclives. 

 

5º trecho (SÃO CARLOS-ITIRAPINA) 
SP-310 (Washington Luís), do km 235 ao km 206 (ao entroncamento da SP-225 no km 91) 
pista dupla, excelente, com três faixas nos aclives. 
Sinalização de placas e solo muito boa. 
Acostamento ok. 
Pedágio, no km 216, só retornando, sentido São Carlos. 
Atenção: tráfego de treminhões. Tenha paciência, se houver trânsito intenso com caminhões ultrapassando outros caminhões, pois a faixa adicional costuma aparecer com freqüência. 

 

6º trecho (ITIRAPINA) 
SP-225, do km 91,5 ao km 106 
Pista dupla muito boa. 
Sinalização de placas e solo muito boa. 
Acostamento bom. 
RADAR!!! 
Vire no sentido para Itaquiri (da Serra), antes do pedágio. 

7º trecho (Serra de ITAQUIRI DA SERRA, SÃO PEDRO) 
Estrada municipal de ITAQUIRI, da saída da SP-225, km 106, até a serra, passando pela cidade de ITAQUIRI, depois um distrito chamado Bairro de Santo Antônio, daí a cidade de SÃO PEDRO, até a saída para SP-304 no km 198. 
Pista simples, sem faixa adicional, ruim em no trecho incial, até o ponto onde há entrada e saída de caminhões. Depois disso é boazinha. 
Sinalização de placas precária e de solo muitas vezes inexistente. 
Acostamento inexistente. 
Atenção: tráfego de caminhões – raro, mas se houver, tenha MUITA paciência. Cuidado: O fim de uma descidona ou subida pode esconder um precipício. Carros que vêm em alta velocidade costumam ser surpreendidos por curvas extremamente fechadas, pois o veículo embala facilmente. Desça engrenado (use o freio motor, até na 3ª marcha se for o caso). 
DICA: A noite é bem complicado trafegar. No fim de uma descida ou subida esteja em velocidade baixa para não colidir fortemente caso perca a dirigibilidade na curva, ou encontre um veículo no sentido contrário. 
DICA: opte pela 2ª marcha (carros 1.0) ou 3ª marcha (motorização 1.8 ou mais) para que o consumo de combustível não seja muito acentuado nas partes mais íngremes da serra. 

 


8º trecho (SÃO PEDRO, ÁGUAS DE SÃO PEDRO, ARTÊMIS) 
SP-304, do km 198 ao km 178 
Pista simples de qualidade razoável 
Sinalização de placas e solo bom. 
Acostamento razoável. 
Radar!!! 


 

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OPÇÃO 1 

9º trecho (ARTÊMIS, PIRACICABA, SANTA BÁRBARA D’OESTE, AMERICANA) 
SP-304, do km 178 ao km 120, caindo na SP-330 (Anhanguera) km 120 
Pista dupla boa 
Sinalização de placas e solo bom. 
Acostamento bom. 
Radar!!! 

10º trecho (AMERICANA, SUMARÉ) 
SP-330, do km 120 ao km 115 
pista dupla, excelente, com três faixas nos aclives. 
Sinalização de placas e solo muito boa. 
Acostamento muito bom. 
Pedágio, no km 118. Só compensa se tiver pressa e sem paciência de passar por dentro das cidades de Nova Odessa e Sumaré. 

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OPÇÃO 2 

9º trecho (ARTÊMIS, SANTA BÁRBARA D’OESTE, NOVA ODESSA) 
SP-304, do km 178 ao km 134, saindo para SP-127/304) 
Pista dupla boa 
Sinalização de placas e solo bom. 
Acostamento bom. 
Radar!!! 
Opção para pular o pedágio de Nova Odessa, na Anhanguera. 

 

10º trecho 

(NOVA ODESSA) 
SP-127/304, do km 0 ao km 3,6 
Pista simples de qualidade razoável 
Sinalização de placas e solo bom. 
Acostamento razoável. 
Radar!!! 


(SUMARÉ) 
SP-127/304, do km 3,6 ao km 6,1 
Pista simples de qualidade razoável 
Sinalização de placas e solo bom. 
Acostamento razoável. 
Radar!!! 


(SUMARÉ, NOVA VENEZA) 
SP-115/330, do km 3 ao km 0 
Pista dupla de muito boa qualidade 
Sinalização de placas e solo bom. 
Acostamento bom. 
Radares!!! 

 

11º trecho (NOVA VENEZA, NOVA APARECIDA) 
SP-330, do km 115 ao km 103,6, saindo para SP-065 (Dom Pedro km 145) 
pista dupla, excelente, com três faixas nos aclives. 
Sinalização de placas e solo muito boa. 
Acostamento muito bom. 
Radares!!! 

 

12º trecho (CAMPINAS, ITATIBA, ATIBAIA) 
SP-065 (Dom Pedro), do km 145 ao km 88, saída para BR-381 (Fernão Dias) km 36,8 
pista dupla, excelente, com três faixas nos aclives. 
Sinalização de placas e solo muito boa. 
Acostamento muito bom. 
Pedágio, só na ida, no km 110. 

 

13º trecho (ATIBAIA, MAIRIPORÃ, GUARULHOS, SÃO PAULO) 
BR-381 (Fernão Dias), do km 36,8 ao km 90, saída por cima da BR-116 (Dutra), viaduto A. Badra 
pista dupla, razoável a boa, com três faixas nos aclives, mas de curvas bem fechadas. 
Sinalização de placas e solo boa. 
Acostamento razoável a ruim. 
DICA: há buracos, especialmente chegando próximo de Guarulhos e São Paulo. A descida da serra é bem perigosa. 
CUIDADO: Carros desavisados comem faixas nas curvas fechadas. 

 

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VOLTA 
ROTEIRO: SÃO PAULO-SP - PRADÓPOLIS/SP 
Direto: 375 km 

(Trajeto completo) 
 

1º trecho (SÃO PAULO, GUARULHOS, MAIRIPORÃ, ATIBAIA) 
saída por cima da BR-116 (Dutra), viaduto A. Badra, BR-381 (Fernão Dias), do km 90 ao km 36,8, saída para SP-065 (Dom Pedro) km 88 
pista dupla, razoável a boa, com três faixas nos aclives, mas de curvas bem fechadas. 
Sinalização de placas e solo boa. 
Acostamento razoável a ruim. 
DICA: há buracos na saída de São Paulo. A subida da serra é fácil pra ser feita em 90 km para um 1.8. 
CUIDADO: Carros desavisados comem faixas nas curvas fechadas. 

 

 

 

 

2º trecho (ATIBAIA, ITATIBA, CAMPINAS) 
SP-065 (Dom Pedro), do km 88 ao km 145, saída para SP-330 (Anhanguera) km 103,6 
pista dupla, excelente, com três faixas nos aclives. 
Sinalização de placas e solo muito boa. 
Acostamento muito bom. 
Pedágio livre no km 110. 

 

 

 

Com direito a uma paradinha em CAMPINAS... 
 

 

 

3º trecho (CAMPINAS, SUMARÉ, NOVA ODESSA, AMERICANA, LIMEIRA) 
SP-330 (Anhanguera), do km 103,6 ao km 153, saindo para SP-310 (Washington Luís) km 153 
pista dupla, excelente, com três faixas nos aclives. 
Sinalização de placas e solo muito boa. 
Acostamento muito bom. 
Radares!!! 
Pedágio em Nova Odessa e Limeira. Alguns pulam o pedágio de Limeira, entrando antes na cidade e saindo em direção a Cordeirópolis. No meu caso não compensaria. Rodando na cidade gastaria mais que os R$ 3,50 do pedágio, equivalentes a 1,5l de gasolina combustível. 

 

 

 

 
 
 
 

 

4º trecho (LIMEIRA, RIO CLARO, ITIRAPINA, SÃO CARLOS) 
SP-310 (Washington Luís) km 153 ao 253, saída para SP-318 
Pista dupla: de ótima qualidade. 
Sinalização excelente. 
Acostamento muito bom. 
Radares!!! 
Pedágio no km 181 só no sentido de quem vem. Já no km 216, pra quem vai. 
Infelizmente, neste trecho, por volta do km 170 um caminhão na faixa lateral direita arremessou um cinta de borracha da recapagem mal feita do pneu, que desferiu um golpe no capô do Flecha, ralando a pintura (&(*¨&$%¨&¨#). É nessa hora que eu esqueço dos pobres caminhoneiros (minoria) gente boa e dou razão as pesadas punições e multas a esses motoristas e suas empresas que rodam sem segurança nenhuma!!! 

 

 

 
 

5º trecho (SÃO CARLOS) 
SP-318, do km final (235) ao km inicial (280), saída para SP-255 km 48 
Pista simples, boa, com faixa adicional nos trechos de aclive. 
Sinalização de placas e solo ok. 
Acostamento ok. 
Atenção: tráfego de treminhões. Tenha paciência, se houver apenas uma faixa, pois é comum haver faixa adicional nos aclives. 

 

 

 
 

 
 

 

6º trecho (GUATAPARÁ, LUIS ANTÔNIO): 
SP-255, km 48 ao km 3, saída para SP-253 
Pista dupla: de ótima qualidade 
Sinalização excelente. 
Acostamento muito bom. 
Radares!!! 
Pedágio: R$ 8,30. Preço muito alto, apesar da excelência da pista, uma vez também que, pouco depois dele, a pista deixa de ser dupla. 

 

 

 

7º trecho (PRADÓPOLIS): 
SP-253, do km 174 ao km 194, saída para SP-194/253 
Pista simples boa. 
Sinalização de placas e solo ok. 
Acostamento ok. 
CUIDADO: Treminhões carregando cana-de-açúcar são comuns. Tenha paciência para ultrapassa-los, pois não há faixas adicionais para isso.