Pradópolis-SP a Ilhéus-BA

SINOPSE 

O CARRO 
Fiesta 1.6L 2005 flex 
Consumo médio: 10,5 km/l
Combustível usado: etanol (álcool 94%) 
Velocidade média: 93 km/h 

O TRECHO 
Total percorrido: 3.257 km 
Ida: 1595 km 
Volta 1662 km 
35 horas rodando 
53 de viagem (duas pernoites) 

DESCRITIVO 
aqui nº entre colchetes significam a distância, em km, percorrida entre as cidades. c. = cerca de, próximo 

IDA 
08/09/2009 - até Montes Claros-MG 
09/09/2009 - até Ilhéus-BA 

Pradópolis-SP - SP-333, km 339 
[30 km] 
SP-026/291 (até por sobre o 
Estrada Vicinal, recém recuperada*, velocidade 60km/h, 3 curvas extremamente fechadas (30km/h) 
* As usinas têm interesse de recapeá-la, e o fazem, pois os próprios treminhões a destroem. Contudo, após a época do trânsito da safra elas se tornam horripilantes. 

SP-333 km 339 - Sertãozinho-SP 
[3,5 km] 
Estrada Municipal do Distrito Industrial de Sertãozinho 
Estrada regular, sinalizada, trânsito considerável, com lombadas por causa do perímetro urbano 
* leva a SP-322, km 339 

Sertãozinho-SP - entroncamento da SP-343/322 
[5 km] 
SP-322 (km 339 a 343,5) 
Pista dupla, sinalização excelente, porém, pontos de alagamento - aquaplanagem - com chuva. 

Entroncamento da SP-343/322 - Pontal-SP 
[9 km] 
SP-343/322 (km 0 a 9) 
Pista simples, pisto irregular, buracos preenchidos com asfalto. Tráfego de treminhões - barro na pista em dia de chuva. 
* na altura do km 8,8, na rotatória, seguir em direção a Cândia - rodando em sentido anti-horário, a segunda saída a direita, e não entrar em Pontal - 1ª a direita. 

Pontal-SP - Cândia-SP 
[20 km] 
Estrada Municipal Pontal-Cândia 
Pista simples, pisto irregular, buracos preenchidos com asfalto. Tráfego de treminhões - barro na pista em dia de chuva. 
* passa por dentro da cidade de Cândia no perímetro urbano. 

Cândia-SP - entroncamento SP-330 
[15,5 km] 
Estrada Municipal (vicinal) de Cândia (até km 356 da SP-330) 
Pista simples, pisto irregular, buracos preenchidos com asfalto. Tráfego de treminhões - barro na pista em dia de chuva. 
* chegando a SP-330 (Rodovia Anhanguera), passar por debaixo do pontilhão e virar a direta para pegar a alça de acesso. 

SP-330 - Guará-SP 
[44 km] 
SP-330 {km 356 até km 399 (Orlândia [9], São Joaquim da Barra [17])} 
Pista dupla, sinalização excelente, radares (limite 110 km/h) 

|1ª parcial de 127 km| 

Guará-SP - Ituverava-SP 
[11 km] 
SP-330 (km 399 a 410) 
Pista dupla, sinalização excelente, radares (limite 110 km/h) 
* pedágio no km 405, de R$ 9,00. Há a opção da Estrava Guará-Ituverava (vicinal), até a SP-410/330 que chega ao entroncamento da SP-330 (km 410), uma pista simples, 
irregular, de tráfego razoável. O pedágio de R$ 7,30 é mais barato que aquele da Anhanguera, mas é preciso sair da SP-330, passar pela avenida principal de Guará. Em 
Ituveraba, sair na SP410/330 e acessar novamento a SP-330, totalizando 15 km. Creio não compensar. 

Ituverava-SP - divisa SP/MG 
[40 km] 
SP-330 {km 410 até 450 (Aramina [28,5], c. Igarapava [4]) 
Pista dupla, sinalização excelente, radares (limite 110 km/h) 
* ponte sobre a Usina de Igarapava. 

Divisa SP/MG - Uberaba-MG 
[34 km] 
BR-050 (também BR-464) 
Pista dupla, recém recuperada, acostamento irregular. Tráfego grande. 
* chegando a Uberaba, não entrar na cidade. Seguir a direita em direção a Araxá-MG 

Uberaba-MG - trevo para Nova Ponte-MG 
[4 km] 
BR-262* 
Pista simples, irregular, com obras até o trevo de acesso a Nova Ponte. 
* Neste ponto há o encontro de 4 rodovias: BRs 050 e 464 e MGs 262 e 427. 

Trevo para Nova Ponte-MG - MG-427 
[8 km] 
Estrada Municipal (vicinal) 
Pista simples, irregular, com obras. 
* Trevo e estrada sendo jungida. 

MG-427 - MG-190 
[35 km] 
MG-427 
Pista simples, irregular, com obras. 
* embora pareça a mesma pista, após 35 km percorridos muda a nomenclatura. 

MG-190 - BR-365 
[74 km] 
MG-190 (BR-452 [22], Nova Ponte [20], Iraí de Minas [22]) 
Pista simples, irregular, com obras. 
* tráfego lento, ruim, sobre a ponte da barragem de Nova Ponte. 

Entroncamento MG-190/BR-365 - Patrocíno-MG 
[52 km] 
BR-365 (Celso Bueno [3]) 
Pista simples, regular, acostamento irregular. Tráfego regular. Ponto para ultrapassagens curtos e ruins. 
* viaturas da Políca Rodoviária Federal na espreita. 

Patrocínio-MG - Patos de Minas-MG 
[66 km] 
BR-365 (Guimarânia [24]) 
Pista simples, regular, acostamento irregular. Tráfego regular. Ponto para ultrapassagens curtos e ruins. 
* viaturas da Polícia Rodoviária Federal a espreita 

|2ª parcial de 324 km| 

Patos de Minas-MG - Pirapora-MG 
[250 km] 
BR-365 (Leal [17], Moreira [22], Varjão de Minas [21], Veredas [42], Luizlânia [28], Imburuçu [24], c. Formoso [43], Buritizeiro [47]) 
Pista simples, irregular, com buracos e ondulações. Acostamento ruim ou inexistente. Certo trecho de serra*. Tráfego ruim. Ponto para ultrapassagens curtos e ruins. 
Desniveis entre a pista e as pontes. 
* cuidado na Serra das Almas. Viaturas da Polícia Rodoviária Federal a espreita. 

|3ª parcial de 250 km| 

Pirapora-MG - Montes Claros-MG 
[166 km] 
BR-365 (Guaicuí [20], Jatobá [24], c. Brejo [12], Jequitaí [11], Vista Alegre [43]) 
7Pista simples, irregular, acostamento irregular. Tráfego regular. Ponto para ultrapassagens curtos e ruins. Desniveis entre a pista e as pontes. 
* caiu o espelho retrovisor direito num dos desníveis da pista/ponte. Viaturas da Polícia Rodoviária Federal a espreita 

|4ª parcial de 166 km - pernoite| 

Montes Claros-MG - Salinas-MG 
[217 km] 
BR-251 (Barrocãozinho [17], Tamanduá [14], Francisco Sá [20], Barrocão [40], Cancela [78], BR-342 [48]) 
Trecho em obras. Pista simples, ruim, cheia de ondulações e buracos desde Francisco Sá até Salinas. Acostamento péssimo. Melhora significativa pós Salinas. 
* obras e paradas para interdição do fluxo de uma das mãos, com alternância. 

|5ª parcial até SALINAS-MG de 217 km| 

Salinas-MG - entroncamento BR-251/BR-116 
[147 km] 
BR-251 (Barrocãozinho [13], Tamanduá [14], Francisco Sá [20], Barrocão [40], Cancela [78], Salinas [44], c. Riacho [31], c. Curral de Dentro [37]) 
Trecho em obras. Pista simples, ruim, cheia de ondulações e buracos desde Francisco Sá até Salinas. Acostamento péssimo. Melhora significativa pós Salinas. 
* obras e paradas para interdição do fluxo de uma das mãos, com alternância. 

Entroncamento BR-251/BR-116 - Vitória da Conquista-BA 
[105 km] 
BR-116 (Divisa Alegre-MG [21], Divisa MG/BA [4], Cândido Sales-BA [24], Veredinha [39], Dantilândia [18]) 
Pista simples, em recuperação (obras). Recapeamento recém, razoável a bom. 
* algumas paradas do fluxo para trânsito de maquinária. 

Vitória da Conquista-BA - Itambé-BA 
[50 km] 
BA-263 
Pista simples, ruim, trechos razoáveis no princípio (uns 5 a 10 km) péssimo com buracos e ondulações até a serra. Serra do Marçal: perigosissíma, esburacada, curvas 
mui fechdas, ondulações. Irônicos 2 km recuperados - talvez impraticáveis antes (!?). Pista boa após a serra. 
* É preciso sair da BR-116 e acessar a BA-263 antes de se chegar a Vitória da Conquista. Depois, na serra, imagino que viajar a noite seja um risco a vida. 

Itambé-BA - Itapetinga-BA 
[40 km] 
BA-263 
Pista boa, recém recuperada; sinalização razoável. Acostamento simples. 
* trecho de mesma pista mas de nomenclaturas diferentes 

Itapetinga-BA - Entroncamento da BA-670 
[24 km] 
BA-130 
Pista boa, recém recuperada; sinalização razoável. Acostamento simples. 
* pequeno trecho em obra próximo ao perímetro urbano 

Entroncamento da BA-670 - Entroncamento BA-667 
[46 km] 
BR-262 (Itororó, Firmino Alves) 
Pista boa, recém recuperada; sinalização razoável. Acostamento simples. 
* pequeno trecho em obra. 

|6ª parcial de 412 km| 

Entroncamento BA-667 - Floresta Azul-BA 
[24 km] 
BA-262 (c. Santa Cruz da Vitória) 
Pista ruim. Buracos e ondulações. Sinalização precária. 
* repentinamente a pista de boa fica ruim. 

Floresta Azul-BA - Itabuna-BA 
[42 km] 
BR-415 (Ibicaraí) 
Pista ruim. Buracos e ondulações. Horrível em alguns trechos. Sem sinalização, sequer do solo, em certos trechos antes dos vilarejos chegando a Itabuna. 
* perigo no escuro: mato adentrando a via, sem acostamento. 

Itabuna-BA - Ilhéus-BA 
[33 km] 
BR-415 
Pista boa a razoável. Muito ondulado e cheio de lombadas rombudas nos trechos de vilarejos de Itabuna. 
Precisei passar por dentro da cidade, que é mal sinalizada, para seguir a Ilhéus. Contudo, é possível passar por fora, mas não há placas de como fazer (!?) 
* Animais na pista. Sem acostamento nos trechos urbanos = perigo aos transeuntes. Radar cerca de 15 km pós Itabuna - limite 60 km/h. 

|7ª parcial de 99 km| 

EXTRA 
Ilhéus-BA - Itacaré-BA 
[69 km] 
BA-001 - Estrada Beira-Mar 
Pista boa, recém asfaltada (2009). Trecho de serra. Cuidado, mas é bem sinalizado. 
* Ciclo-Via nos trechos inciais e finais. 

VOLTA 
05/10/2009 - até Chonim de Baixo-MG 
06/10/2009 - até Pradópolis-SP 

Ilhéus-BA - Itabuna-BA 
[33 km] 
BR-415 
Pista boa a razoável. Muito ondulado e cheio de lombadas rombudas nos trechos de vilarejos de Itabuna. 
Precisei passar por dentro da cidade, que é mal sinalizada, para acessar a BR-101. Contudo, é possível passar por fora, mas não há placas de como fazer (!?) 
* Animais na pista. Sem acostamento nos trechos urbanos = perigo aos transeuntes. Radar cerca de 15 km pós Itabuna - limite 60 km/h. 

Itabuna-BA - Itabela-BA 
[240 km] 
BR-101 (Buerarema [17], São José da Vitória [16], Camacan [43], c. Itapebi [84], Itagimirim [15], Eunápolis [38]) 
Pista simples, mas muito boa, bem recuperada, com sinalização simples, porém, apropriada. Acostamento inexistente ou estreito, para permitir uma terceira faixa de 
ultrapasagens. 
* neblina em alguns trechos próximos ao pé de serra litorânea 

|1ª parcial de 273 km| 

Itabela-BA - Teixeira de Freitas-BA 
[130 km] 
BR-101 (Itamaraju [63]) 
Pista simples, mas muito boa, bem recuperada, com sinalização simples, porém, apropriada. Acostamento inexistente ou estreito, para permitir uma terceira faixa de 
ultrapasagens. 
* neblina em alguns trechos próximos ao pé de serra litorânea 

|2ª parcial de 130 km| 

Teixeira de Freitas-BA - entroncamento da BR-418 
[45 km] 
BR-101 (Itamaraju [63], Teixeira de Freitas [67]) 
Pista simples, mas muito boa, bem recuperada, com sinalização simples, porém, apropriada. Acostamento inexistente ou estreito, para permitir uma terceira faixa de 
ultrapasagens. 

Entroncamento da BR-418 - Divisa BA/MG 
[39 km] 
BR-418 (Posto da Mata [6], Argolo [16], Ibiranhém [17]) 
Pista simples, razoável. Sinalização precária. 
* o trecho baiano da BR-418 é razoável 

Divisa BA/MG - Teófilo Otoni-MG 
[178 km] 
BR-418 (Nanuque [24], Carlos Chagas [50]) 
Pista simples, simplória, horripilante, trechos recuperados mas abandonados, sinalização precária, piso refilado. 
* perigo para pneus (perdi 1) e suspenão. 

|3ª parcial de 262 km| 

Teófilo Otoni-MG - Chonim de Baixo-MG 
[113 km] 
BR-116 (Itambacuri [30], Campanário [27], Frei Inocêncio [40], Matias Lobato [3]) 
Pista simples, porém boa, sendo recuperada, com sinalização simples. Acostamento inexistente ou estreito, para permitir uma terceira faixa de ultrapasagens. Trechos em 
obras. 
* lombadas nos perímetros urbanos. 

|4ª parcial de 113 km - pernoite| 

Chonim de Baixo-MG - Governador Valadares-MG 
[20 km] 
BR-116 
Pista simples, porém boa, sendo recuperada, com sinalização simples. Acostamento inexistente ou estreito, para permitir uma terceira faixa de ultrapasagens. Trechos em 
obras. 
* o acesso a BR-381 é feito antes de chegar a cidade. 

Governador Valadares-MG - Ipatinga-MG 
[100 km] 
BR-381 (Periquito [48], Naque [12]) 
Pista simples, porém boa, sendo recuperada, com boa sinalização. Pequenos trechos ainda sendo recuperados. 
* a cidade de Ipatinga chama atenção pela organização e civilidade. 

Ipatinga-MG - Belo Horizonte-MG 
[212 km] 
BR-381 (Coronel Fabriciano [12], c. Jaguaraçu [19], Antônio Dias [11], Nova Era [33], Bela Vista de Minas [16], São Gonçalo do Rio Abaixo [38]) 
Pista simples, sendo recuperada, com bastante obras, ocorrendo interrupção do fluxo. Trânsito intenso, especialmente nas proximidades de BH. 
* Polícia Rodoviária Federal a espreita 

|5ª parcial de 332 km| 

Belo Horizonte-MG - Betim-MG 
[31 km] 
BR-381 (Contagem [9]) 
Pista dupla, com trânsito intenso. 
* atenção às placas que indicam a direção de Betim. 

Betim-MG - Juatuba-MG 
[16 km] 
BR-262 
Pista simples, razoável, com sinalização confusa para um leigo. Primeiro siga as que apontam o 'Triângulo Mineiro', depois, para Divinópolis. 
* atenção para saída a MG-050. 

Juatuba-MG - São Sebastião do Paraíso-MG 
[349 km] 
MG-050 (Mateus Leme [11], Itaúna [17], Divinópolis [45], c. Formiga [67], c. Córrego Fundo [14], Pimenta [31], Piumhi [23], Capitólio [28], Passos [63], Itaú de Minas [18]) 
Pista simples, com trecho em recuperação no início, porém de asfalto razoável apenas em muito trechos. Sinalização OK. 
* 6 pedágios de R$ 3,50 até então. 

São Sebastião do Paraíso-MG - divisa MG/SP 
[23 km] 
BR-265 
Pista simples, razoável. Sinalização simplória. 
* Siga em direção a Ribeirão Preto 

Divisa MG/SP - Altinópolis-SP 
[22 km] 
SP-351 (ou BR-265) (até km 22) 
Pista simples, boa, com sinalização boa. 
* atente a saída para Altinópolis. 

|6ª parcial de 423 km até c. Santo Antônio da Alegria| 

Altinópolis-SP - estrada Serrana-Brodowski-SP 
[29 km] 
SP-022/351 
Pista simples, sem acostamento, com sinalização boa, rolamento ótimo, recém recuperado. Neste sentido descida de serra. 
* aproximando-se da estrada municipal Serrana-Brodowski atente para o trevo, pois é preciso cruzar a pista para seguir a esquerda visando Serrana. 

Estrada Serrana-Brodowski-SP - Serrana-SP 
[23 km] 
SP-340/334 ou SP-037/333 
Pista simples, sem acostamento, com sinalização boa, rolamento ótimo, recém recuperado. 
* não é necessário entrar na cidade para acessar a SP-333. Pode usar a marginal Oeste, ao fim da pista. 

Serrana-SP - Ribeirão Preto-SP 
[18 km] 
SP-333 
Pista dupla, ótima, bem sinalizada. 
* atenção para ascender a rotatória, chegando a Ribeirão Preto-SP 

Ribeirão Preto-SP - SP-291 
[14 km] 
SP-322 
Pista dupla, ótima, bem sinalizada. Porém, a rotatória chegando de Serrana é fusão das SPs 255, 322 (Rod. Machado Sant'Ana), 330 (Rod. Anhanguera) e 334. 
* radares - limite 110 km/h 

SP-291 - Pradópolis-SP 
[27 km] 
SP-291 
Pista simples, boa, bem sinalizada, acostamento simples e 3ª faixa para ultrapassagens nalguns pontos. 
* radar móvel - limite 100 km/h 

|7ª parcial de 129 km| 


DETALHAMENTO 

 


Na ida, afim de evitar um pedágio da Rodovia Anhanguera (SP-330) na cidade de Sales Oliveira-SP (km 350), foi conveniente também poara encurtamento de trecho, uma
vez que saí desde Pradópolis-SP. Contudo, vale a ressalva: em dias de chuvas é preferível evitar o tráfego de treminhões e excesso de barro e lama por eles trazidos à
pista.

Há um segundo pedágio, neste trajeto, no km 410 da SP-330. Pode-se evitá-lo saindo no km 399, na cidade de Guara, acessando a estrada municipal até Ituverava e
retornando a SP-330. Contudo, para veículos com placa fora das duas cidades paga-se pedágio de R$ 7,30 - ao invés de R$ 9,00 na SP-330. No entanto, creio não
compensar R$ 1,70 pela perda de tempo e qualidade de pista; exceto se alguém for a Ituverava com destino final.

Chegando a Uberaba fique atento a saída para Araxá e, depois, para Nova Ponte. Está sendo construído um anel viário. Próximo a Patos de Minas o policiamento rodoviário
federal é intenso, mas pouco visível. Há muito desniveis entre a pista e as pontes. Em um dos solavancos causados por isso, perdi o espelho e suporte do retrovisor
externo direito. Tive prejuízo de tempo e dinheiro - programei a saída para as 5h00, mas atrasei até abrir o comércio e resolver o problema (R$ 30,00), saindo às 9h00.

Localizar a hospedagem em Montes Claros, quando cheguei a noite, foi difícil.

A Serra do Marçal, após Vitória da Conquista é bem perigosa, com curvas sinuosíssimas. Chegando a Itabuna a pista fica bem precária. No dia seguinte, assistindo ao
notíciário reportaram uma colisão frontal, fortíssima, com vítimas fatais.

Com isso, preferi traçar um planejamento de retorno por outro roteiro. Preferi, assim, usar a BR-101 desde Itabuna até BR-418, depois de Teixeira de Freitas-BA. A pista
está recuperada e bem recapeada. Até então pareceu uma escolha acertadíssima.

Porém, a BR-418, embora tenha uma imensa placa informando que está sob obras do PAC (o tal 'Programa de Aceleração do Crescimento" do Governo Federal), a pista
está 'abandonada' em determinados trechos. Após Nanuque-MG o piso fora 'esfolado' por máquinas. Isto resultou num piso cheio de filetes que 'estiletaram' o pneu
esquerdo traseiro do carro. Percebi a trepidação - volante sacolejando acima de 100 km/h, após parar em Teófilo Otoni-MG. Até então imaginando que com tanto buracos e
imperfeição o balanceamento do carro havia sido afetado.

Todavia, só percebi a piora na BR-116, um pouco antes da cidade de Chonim-MG, quando transitei por um trecho urbano, passando por lombadas. Quando parei o carro
para averiguar, qual não foi o meu grande susto ao perceber que o pneu já estava 'abriindo', em estado terminal, indicando que rodei de maneira perigosamente.

Portanto, além do desconforto de 'descarregar' a bagagem em pleno acostamento de pista, para acessar o estepe, isto adiantou a parada de pernoite, extendendo o tempo
de viagem programado para o dia seguinte. Acrescentando as 'dores de cabeça' para chegar até um loja 'apropriada' de pneus afim de casar o modelo de pneu com o
mesmo do estepe - foi a menira mais prática, deixando o pneu traseiro direito meia vida como estepe.

De tal forma, que para não 'atrasar' demais a saída, esperando abrir o comércio de Governador Valadares-MG (a cidade mais próxima), saí às 5h30, passando por Ipatinga,
encontrando paradas de obras antes de Sabará, com o intuito de que em Belo Horizonte (BH) haver melhores opções de preço, qualidade e modelos de pneus. Gasto de R$
242,00 - Pirelli Cinturato P4 175/65 R14 (modelo frisado).

A BR-116 está razoavelmente recuperada - sinalização e piso. Já a BR-381 (conhecida como Fernão Dias em São Paulo) foi bem asfaltada e sinalizada desde Governador
Valadares até Ipatinga e Coronel Fabriciano. Indo a Nova Era e João Monlevade é apenas simples os recuperos. Daí em diante até BH há bastante trechos de paradas por
causa das obras.

Ainda na BR-381, depois de BH eu preferiria pegar diretamente a MG-050. Contudo, é mui coinfusa a sinalização. As BRs-381 e 262 se mesclam como avenidas, em
especial a Amazonas. De fato, passei por Contagem e Betim, estando na BR-262 e, finalmente, em Juatuba acessei a MG-050 (rodovias das Furnas).

A concessionária da MG-050 pedagiou a rodovia com 6 praças (desde Betim até São Sebastião do Paraíso). Sinalizou o trecho mas fez apenas pequenos reparos no piso.
De fato, o piso é mui aspero, soltando-se facilmente nas chuvas. Por toda ela existem 'dezenas' de viaturas da Polícia Rodoviária Federal a espreita.

O trânsito pelo perímetro urbano de Passos-MG chamou-me a atenção pelo grande número de 'motorista' realizando manobras, no mínimo, irresponsáveis: mudança de
faixa sem sinalizar, ultrapassagens em faixa contínua com veículo no contra-fluxo se aproximando rapidamente sem, contudo, desistência do infrator, acesso do
acostamento para a pista sem sinalização ou aguardo de interrupção do fluxo... enfim, impressionou-me o poucos 5 km de tantos eventos 'ilegais'.

Depois de São Sebastião-MG, a MG-050 transforma-se em BR-265. Não obstante, pareceu-me que a mesma concessionária da MG-050 está cuidando dela.

Daí, passando a divisa MG-SP, a BR-265 transforma-se em SP-351. A princípio pareceu que o piso piorou, mas apenas até o primeiro posto de combustível. Deveras, em
breve o rolamento era mais suave.

Não precisava eu ir até Batatais-SP, onde havia um pedágio posteriormente na SP-334 em direção a Brodowski. Podia sair da SP-351 a esquerda, no km 16, na SP-338
para Cajuru-SP. Entretanto, equivoquei-me a noite, já em fim de viajem, e fui até Altinópolis, no km 22. Felizmente, fui informado na cidade que eu não precisaria voltar os 8
km, pois há uma estrada municipal desde Altinópolis até outra que liga Serrana a Brodowski (SP 022/351 - vicinal), que fora recentemente recuperada.

Assim, embora bem simples, sendo uma serra, neste sentido é uma descida segura. Em 80 km/h constantes é bem praticável, pois a qualidade do piso é melhor do que
encontrei nos trechos de BA e MG. Ela acaba na estrada municipal Serrana-Brodowski, que não sei se tratar da SP-037/333 ou SP-340/334, pois liga esses kms das SPs
333 a 334. Há um trevo bem sinalizado, mas é preciso diminuir bem para visualizar as placas a noite.

Chegando a Serrana é possível acessar a SP-333, com destino a Ribeirão Preto-SP, por meio da marginal Oeste. Ou ainda, entrar brevemente na cidade e encontrar a SP.
Como sempre a pista está excelente, bem sinalizada e duplicada em alguns trechos.

Ao chegar em Ribeirão Preto há um encontro de difrentes SPs: 255, 322 (Rod. Machado Sant'Ana), 330 (Rod. Anhanguera) e 334. Tudo numa única pista em forma de uma
grande rotatória.

Subindo até a grande rotatória, por sobre a SP-330 (Rodovia Anhanguera), mantenha a direita na rotatória, afim de sair na alça para Araraquara. De fato a rotatória faz parte
da SP-322 (km 307). Mas a pista é uma fusão, como dito, da SP-255 com destino a Araraquara. Porém, logo em seguinda, é preciso sair para Sertãozinho, acessando a
SP-322 (já km 310).

Definitivamente na SP-322, cuidando com os radares de limite 110 km/h, saimos no km 321,5 (Dumont/Pradópolis), pegando a SP-291. São 26 km de pista simples, porém
bem sinalizada, lisa, com acostamento razoável e pontos de ultrapassagens bons.

Sobre o carro: foi mui bem. É excelente de curvas. Mas é mais duro de suspensão que, por exemplo, o Escort (GL 1.8i 96) que tive. O AR condicionado funcionou muito
bem e foi usado praticamente em 75% do tempo. Foi cansativo - ajuste de altura de volante e banco fez falta. Contudo, ao mesmo tempo foi recompensador. O carro é bem
firme.

Para quem tem 1,91m de estatura precisei afastar o banco quase no último ponto. O porta-malas deste hatch não comportou 'toda' a abgagem da Dna. Patroa. Duas bolsas
viajar no banco de trás. Creio que com 4 pessoas a bagagem seria problema - além do aperto pra quem viajaria atrás de mim.

Volto a afirmar pra quem reclama dos freios do Fiesta: embora concorde que há modelos de carros com melhor qualidade neste item, o fato dos freios parecerem não
'responderem' prontamente, isto, no meu ver, é uma virtude. Evita que as rodas travem, ou haja derrapagem, solavancos. Quando precisei acionar repentinamente e
fortemente ao fundo o pedal de freio o carro parou sem deslizar. Apesar de rodar uns metros até a redução de velocidade - ou até inércia, creio ser fisicamente coerente o
comportamento dos freios - melhor do que era no Escort, por exemplo.
 


ESTRADAS 

IDA 
Completo 
 

Pradópolis-SP até Igarapava-SP 
 

Igarapava-SP até Patos de Minas-MG 
 

Patos de Minas-MG até Pirapora-MG 
 

Pirapora-MG até Francisco Sá-MG 
 

Francisco Sá-MG até c. Águas Vermelhas-BA 
 

Águas Vermelhas-BA até Ibicaraí-BA 
 

Ibicaraí-BA até Ilhéus-BA 
 


VOLTA 
Completo 
 

Ilhéus-BA até Teixeira de Freitas-BA 
 

Texeira de Freitas-BA até Ipatinga-MG 
 

Ipatinga-MG até Formiga-MG 
 

Formiga-MG até Pradópolis 
 


FOTOS 

ESTRADA - ida 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PRAIAS & PONTOS TURÍSTICOS 

Jóia do Atlântico - Ilhéus-BA 
 

 

 

 

 

Teatro - Ilhéus-BA 
 

Catedral - Ilhéus-BA 
 

BAR Vesúvio - Ilhéus-BA 
 

Barzinhos - Ilhéus-BA 
 

Porto do Malhado - Ilhéus-BA 
 

Marciano - Ilhéus-BA 
 

]Jairi - Itacaré-BA 
 

]´do Sul - Itacaré-BA 
 

Cururipe - Ilhéus-BA 
 

 

 

 

 

 

 

Olivença - Ilhéus-BA 
 

 

Concha - Itacaré-BA 
 

 

 

 

Orla - Itacaré-BA 
 

Pé de Serra - Ihéus-BA  

 

 

 

 

 

Resende - Itacaré-BA 
 

Tiririca - Itacaré-BA 
 

 

 

Ribeira - Itacaré-BA 
 

 

EXTRA 
Cacau 
 

Ouriço-do-mar 
 

Pica-Pau 
 

Tartaruga-marinha (infelizmente, morta por desidratação, após encalhar 
 

ESTRADA - volta