Pradópolis-SP a Barra Bonita e Igaraçú do Tietê-SP

Viajei dias 20 e 21 de setembro de 2008 para Igaraçu do Tietê, onde fiquei hospedado. Do lado - o rio Tietê faz a divisão - fica Barra Bonita.

As atrações turísticas estão ligadas a barragem e hidrelétrica de Barra Bonita, onde é possível ter uma visão panorâmica a partir do hotel.

A coletânea deste trajeto tem parte do mesmo percurso citado em um relato que já fiz (Pradópolis-Bofete).

Portanto, postei uma reprodução deste último, contudo, com um estradinha daqui da região que está muito boa, que reduz o percurso em 5 km, mas, a maior e vantagem razão, evita o tráfego de muitos treminhões (longos caminhões articulados de dois ou mais compartimenhos). Há, também, algumas fotos novas da pista que foi reformada desde ARARAQUARA até BOCAINA e que ficou muito bom - além da atualização do valor do único, mas salgado, pedágio, de R$9,30.

Assim, aqueles que pretenderem passar por essas vias, ou desejem uma via diferente, poderão se beneficiar de alguma referência.
 

ROTEIRO: PRADÓPOLIS/SP – BARRA BONITA/IGARAÇU do TIETÊ-SP 
Direto: 170 km 
Via Guatapará, Mombuca, Araraquara, Boa Esperança do Sul, Bocaina/SP 

 

Não é preciso passar por dentro de nenhuma cidade. As cidades entre parênteses referem-se as que se passa próximo a elas. Se em letras maiúsculas significa que são bem visível, ao lado. 

1º trecho - em azul (PRADÓPOLIS): 
SP-253, do km 193 a cerca do km 185 (saída para estradinha para Guatapará) 
Pista simples boa. 
Sinalização de placas e solo ok. 
Acostamento ok. 

2º trecho - em azul (Guatapará): 
Estrada Municipal 
Pista simples: de boa qualidade 
Sinalização muito simples. 
Sem acostamento asfaltado. 

3º trecho - em azul (ainda, mas longe da cidade Guatapará): 
SP-255, km 45 ao km 48 (passando pelo pedágio) 
Pista dupla: de ótima qualidade 
Sinalização excelente. 
Acostamento muito bom. 
Radares!!! 
Pedágio: R$ 9,30. Preço muito alto, apesar da excelência da pista, uma vez também que, pouco depois dele, a pista deixa de ser dupla. 

 

4º trecho (Américo Brasiliense) 
SP-255, do km 48 ao km 77 (do entroncamento da SP-318 ao da SP-077/255) 
pista simples, boa, com duas faixas na maior parte. 
Sinalização de placas e solo ok. 
Acostamento ok. 
Atenção: tráfego de treminhões. Tenha paciência, se houver apenas uma faixa, pois a faixa adicional costuma aparecer com freqüência. 

 

5º trecho (ARARAQUARA) 
SP-255, do km 77 ao km 85 (entroncamento da SP-310, passando pela SP-085/255) 
Pista dupla, de ótima qualidade, até SP-085/255 
Sinalização excelente. 
Acostamento muito bom. 

6º trecho (saída de ARARAQUARA) 
Pista simples, razoável, na SP-085/255. Obras recente. OK! 
Sinalização de placas e solo ok. 
Acostamento bom. 
Atenção: cuidado para não perder as saídas. Na ida passe as entradas para Araraquara; Matão; e Bauru - deve ser a de JAÚ. Na volta, passe a entrada para São Paulo e entre na de RIBEIRÃO PRETO. Se perdê-la (a curva é acentuada), passe a entrada de Araraquara e faça toda a rotatória (que é bem grande). 

 

 

 

 

 

 

 

7º trecho (BOA ESPERANÇA DO SUL) 
Começa o trecho recém recuperado. Ficou muito bom. 
SP-255 do entroncamento da SP-085/255 ao km 124 
Pista simples, boa, com algumas faixas adicionais nos trechos de aclive. 
Sinalização de placas e solo bons. 
Acostamento bom. 
Atenção: tráfego de treminhões. Tenha MUITA paciência se ficar atrás de um treminhão e uma fila de carros, pois aparece a terceira faixa com frequência. 

 

 

 

 

 

8º trecho (BOCAINA) 
Também recém recuperadas. Ficou muito bom! 
SP-255, do km 124 ao km 147 - entroncamento da SP-225 e SP-304 
Pista simples, boa, com faixas adicionais nos trechos de aclive. 
Sinalização de placas e solo boas. 
Acostamento razoável ou inexistente. 
Atenção: tráfego de treminhões. Tenha MUITA paciência se ficar atrás de um treminhão e uma fila de carros. Os trechos de aclive têm faixa adicional e a vegetação e árvores a margem da pista foram bem aparadas, e/ou retiradas e replantadas, facilitando a visão nas curvas. No entanto, cuidado: ao final de uma subida, carros que vêm em alta velocidade (embalados) costumam ser surpreendidos por uma fila de carros com um ou mais treminhões à frente. Fique atento, também, se estiver na fila e observar no retrovisor um carro em alta que pode colidir com a traseira do seu veículo. DICA: jogue para acostamento que está excelente em certas alturas (se ver que o carro que vem atrás não vai conseguir parar). 

 

 

 

 

9º trecho (JAÚ) 
Neste trecho existem três rodovias numa só: 
SP-255, do km 147 ao 154 
SP-225, do km 177,5 ao 184 
SP-304, do km 295 ao 302,5 
Pista dupla: de ótima qualidade. 
Sinalização boa. 
Acostamento muito bom. No entanto, em função das diversas saídas para Jaú, se necessitar encostar terá de deixar a pista. 
Radar!!! 

 

 

 

10º trecho (BARRA BONITA - IGARAÇÚ DO TIETÊ) 
SP-255, do km 154 (dos entroncamentos das SP-225 e SP-304) ao km 178 (ponte da barragem) 
Pista simples, boa, com muitas faixas adicionais. 
Sinalização de placas e solo boas. 
Acostamento bom. 
Atenção: Tenha paciência se ficar atrás de um carro lento. Na maioria dos trechos de aclive há faixa adicional. 
Cuidado: a ponte da barragem está com o piso ruim - embora ainda não tão esburacado – e de faixa simples. 

 


Hotel: 

* recepção 

 

* chalés 

 

 

* restaurante 

 


Vista da Barragem-Hidrelétrica a partir do hotel: 

 

 

 

 

 


Vista da Barragem-Hidrelétrica a partir da margem do Rio Tietê, em Igaraçú: 

 

 

 


Gruta próxima ao hotel: 

 

 


Rio Tietê, em Igaraçú: 

 

 

 

 

 

 

 


Rio Tietê, em Barra Bonita: 

 

 

* vista panorâmica a partir do restaurante 

 

* ao fundo a Ponte Campos Sales (que se erguia) 

 


Barra Bonita (Estância Turística) 

 

 

 

* ponte Campos Sales 

 


Museu do Rio Tietê: